Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 16/05/2025 - 16:08
O Programa de Pós-graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais (PPGAIG) visa o desenvolvimento de pesquisas e inovações tecnológicas, bem como a formação de quadros de professores e pesquisadores para o aprimoramento das vocações locais e regionais e a incorporação do viés interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar.
A agricultura moderna tem buscado cada vez mais atingir a sustentabilidade econômica, social e ambiental e isso exige que os empreendimentos agrícolas privilegiem práticas agrícolas que visem maximizar a produtividade com o mínimo custo e esforço humano e com o menor impacto ambiental possível. Para atender a esse fim, um dos desafios do setor é lidar com a heterogeneidade das propriedades rurais pois as áreas utilizadas na agricultura não são obrigatoriamente uniformes, mesmo dentro de pequenos talhões, apresentando diferenças no solo, na disponibilidade de água, na nutrição e sanidade vegetal e no relevo. Essas diferenças fazem com que manejos específicos e diferenciados devam ser adotados na propriedade agrícola a fim de se utilizar de forma racional os recursos produtivos.
A agricultura de precisão considera exatamente esse cenário: a presença, distribuição e intensidade de uma condição específica que causa redução no rendimento da cultura agrícola deve ser identificada e receber tratamento diferenciado. Nesse contexto, o monitoramento remoto da cultura em condições de estresse é particularmente importante em agricultura de precisão, uma vez que os custos relacionados com a intensa amostragem ou manejo agrícola indiscriminado para toda área de cultivo podem ser minimizados pelo mapeamento prévio das variáveis que causam a queda da produtividade. Assim, o uso de dados geoespaciais integrados à agricultura, como ferramentas de planejamento, controle e análise de dados agrícolas, viabiliza o monitoramento das variações espaciais e temporais dos fatores que limitam a produção, orientando no processo de tomada de decisão, na aplicação de insumos em áreas específicas e no manejo diferenciado das culturas no campo de produção. Os resultados da interação entre Agricultura e Informações Geoespaciais são instigantes e promissores. A troca de conhecimentos e métodos entre as áreas certamente contribuirá para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, produzindo novos conhecimentos e novos profissionais com perfil diferenciado e único.
Dessa forma, o Programa de Pós-graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais abriga pesquisas estratégicas ao mesmo tempo que é um espaço profícuo de geração de novos pesquisadores e professores para esse setor estratégico para a economia nacional.
Objetivos, missão e visão
O Programa objetiva qualificar e formar docentes, pesquisadores e profissionais com visão interdisciplinar na interface agricultura e informações geoespaciais, capacitando-os em um ambiente de pesquisa que propicie a inovação e a produção de novos conhecimentos e tecnologias que atendam às necessidades atuais e futuras da agricultura moderna. De forma específica, o Programa objetiva:
i. Proporcionar a convergência das áreas do conhecimento, especialmente àquelas não pertencentes à mesma classe, visando contribuir para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia;
ii. Transferir conhecimentos e métodos entre as áreas do conhecimento, gerando conhecimentos e disciplinas inovadoras a fim de alcançar a formação de um novo profissional com formação básica sólida e integradora;
iii. Formar recursos humanos de alto nível e distinto dos existentes, com capacidade de atuar em ambiente acadêmico e não acadêmico;
iv. Desenvolver pesquisas que possibilitem a aplicação de tecnologias inovadoras para sistemas de produção agrícola.
Missão: O Programa tem como missão a produção de conhecimento científico e tecnológico e a formação de recursos humanos de alto nível, com foco na solução de problemas dos sistemas agrícolas modernos a partir da interface agricultura e informações geoespaciais.
Visão: Ser um Programa de Pós-graduação reconhecido regional, nacional e internacionalmente pela excelência na formação de profissionais e na solução de problemas complexos da agricultura moderna, integrando abordagens interdisciplinares e aplicando tecnologias emergentes para promover desenvolvimento sustentável e inovação.
Autoavaliação e Planejamento Estratégico
O processo de autoavaliação é realizado de forma contínua em ciclos de quatro anos, sendo coordenado pela Comissão de Autoavaliação do PPGAIG. Fundamentado nas diretrizes da CAPES, o processo permite uma reavaliação estratégica do Programa, orientando ajustes e melhorias alinhados às expectativas da comunidade acadêmica e aos desafios futuros. O processo de autoavaliação culmina no Planejamento estratégico e suas revisões.
| Anexo | Tamanho |
|---|---|
| 244.79 KB | |
| 1.42 MB |